quinta-feira, 2 de julho de 2009

Depois de nadar contra a maré é hora de refletir!

Escrevo este post tardiamente, talvez por decepção mesmo. Mas o tempo foi bom pois consegui refletir melhor sobre alguns assuntos e chegar a uma opinião sobre o porque fomos eliminados dessa Libertadores de forma prematura pra um time ruim!!!
Divido essa eliminação em 6 pontos, não que um tenha mais importância que o outro ou menos, mas a soma deles trouxe esse desfecho indesejado:
DIRETORIA - VANDERLEI - TRAFFIC - JOGADORES - PLANEJAMENTO - TORCIDA

Bom vamos lá....

DIRETORIA - Há um racha claro nos bastidores do Palmeiras, como sempre houve, mas desde que Mustafá saiu, parece que todo Mundo no clube se sentiu no direito de querer mandar apitar e conturbar ambientes também. Claro criticas são boas, devemos nos fortalecer ter debates e lutar contra o continuísmo, mas o que não pode e você ouve diretores falando do Presidente, minando idéias, conturbando o ambiente e indo contra um bem maior o PALMEIRAS que afinal é o motivo deles estarem ali. Sou a favor do Beluzzo sim, é um cara que fala por si só basta ver em seu cúrriculo, óbvio discordo de certas coisas que ele fez (que irei discutir em outro ponto PLANEJAMENTO / TRAFFIC) mas num geral é perceptivel o AMOR dele pelo PALMEIRAS e que ele trabalha para o bem do PALMEIRAS.
Então aqui temos um ponto a diretoria não é unida (como em nenhum clube do Brasil) e isso sim gera especulaçoes e influencia negativamente no clube.

VANDERLEI - Não há duvidas de que ele é um técnico vitorioso, também todo mundo sabe que além dele só o Felipão ganhou algo nos últimos anos, mas é nitido que não é mais o mesmo. Em alguns jogos você ainda vê que ele manja da coisa, tem lampejos, a TV filma ele e ele ta lá fazendo com os dedos o número 2 na mão e com a outra ele roda o dedo indicador ou faz alguma coisa e o Time muda e sai gol (eu até brincava falava que quando o Luxa fazia isso era tipo SUPER TRUNFO) mas eu acho que ele não se reciclou no tempo e principalmente ele chegou num patamar que não assume mais os seus erros. E claro houve erros grandes por parte dele, não vou ficar falando de tática nem de esquema ou padrão de jogo porque seria burrice minha discutir com um profissional, mas é nitido tambem pra mim que acompanha futebol desde os 4 anos de idade ver um jogador e saber se ele está a altura da camisa do Palmeiras ou não! Pra mim é nitido olhar um jogo e falar, nossa agora não é hora de tirar nosso melhor atacante (por mais que esteja em má fase) e colocar um volante porque estamos ganhando de 1 a 0 em casa pela Libertadores contra um time catimbeiro Uruguaio sabendo que o jogo de volta é lá e o empate com gols da a vantagem do 0 a 0 pra eles. Enfim creio que o grande erro do Vanderlei é hoje não mais admitir que errou, afinal todos erramos! Mas aqui já houve um desfecho.

TRAFFIC - Todos sabemos que o Mundo tirando o Real Madrid (não sei de onde sai tanto dinheiro) passa por uma crise e que é preciso achar meios de fazer parcerias para melhorar as estruturas e condições. Analisando friamente sim a Traffic trouxe os jogadores que o Palmeiras ou Vandereli ou ambos quiseram, e que sim ela quer um retorno por isso. Mas se é uma parceria porque ela então ajuda tambem no sentido... "É vamos comprar o Kleber, porque mesmo ele não estando nos padrões de jogadores que buscamos pra re-vender, com ele no Palmeiras o Keirrison o Cleiton e o Diego podem se valorizar mais pois o time fica mais forte e teremos mais possibilidade de titulos!" Pra mim parceria é buscar um bem maior, nesse caso titulos ao PALMEIRAS, e não comprar fulano por 2 milhóes de dinheiro e vender por 8 milhoes de dinheiro. Vou mais além... com o resultado positivo não há valorização? Não ha um rendimento maior? Não tem mais jogos na TV? Seu time não é mais exposto ao Mundo? Então foquemos... é ganhar titulos e valorizar ou dinheiro? Afinal seria muito menos riscos aplicar na bolsa. Pense o Keirrison, se ganhasse a Libertadores como artilheiro, fosse pra Dubai e fizesse o gol do titulo contra o Barça e ganhasse o premio de melhor do jogo quanto você acha que o valorizaria esse acontecimento??? Mas pra isso você precisa mais que um camisa 14 pra fazer as bolas chegarem na area... Há bem mais que isso!!! Vi uma frase num filme esse final de semana no filme Simplesmente amor existe uma cena onde há um embate do Primeiro ministro da Gra Betanha e o Presidente dos EUA, onde o Presidente dos EUA diz "Você pode me pedir qualquer coisa que eu lhe darei, a não ser que seja algo que eu não queira dar." Te lembra algo?
Então chego a um ponto, um parceiro que não se dedica pra um BEM em conjunto e só ao bem próprio não é PARCEIRO.

JOGADORES - Não vou falar muito nesse topico, pois diferente de todos os outros este é o único que não depende somente dele, ele depende de todos os outros para funcionar! Afinal os jogadores não aparecem do nada... eles são contratados, na escolha de um técnico, talvez por uma parceira, aprovados pela diretoria atraves de um planejamento e dependem SIM de apoio da torcida. Mas algo todos nõs exigimos o empenho desses jogadores, afinal nós "só tivemos" usando esse manto jogadores como Oberdan, Valdir Joaquim de Morais, Leão, Luis Pereira, Dudu, Ademir da Guia, Evair, Alex, Rivaldo vou parar por aqui pra não esquecer algum e ficar chato, mas fato sempre que a Seleção Brasileira tinha um jogador do Palmeiras no grupo foi campeã Mundial pra mim isso basta acho que pra você tambem... Não podemos dizer que não faltou empenho, mas sabemos que só isso não adianta pois é nitido que alguns jogadores não deveriam estar ali com a camisa do Palmeiras (olha sou tão coerente que até aceito que você diga de ALGUNS talvez não nesse momento, quem sabe mais pra frente) , mas repito se estão ali estão porque foram contratados, se estão então se empenhem ao maximo e se usam o MANTO então vamos apoiar!!!

PLANEJAMENTO - Aqui eu vou bater forte, pois se houve uma falha crucial é AQUI que eu vejo ela. E são MUITOS os culpados alguns por teimosia, outros por conivência, outros por não fazerem nada mas cada um sabe a culpa que tem. Final do Ano passado quando a base foi desmontada do time titular poucos ficaram, me corrijam se estiver errado, Marcos, Pierre e Diego Souza? já que Elder, Gustavo, Henrique, Leandro, Martinez, Valdivia, Kleber e Alex Mineiro foram embora, pois bem nos classificamos pra Libertadores (na bacia das almas) e praticamente o time titular inteiro foi embora de verdade não entendo. Há você vai me dizer "Daniel tem N motivos, os caras puxaram o freio e sacanearam!" ACEITO mas não concordo, mas vamos seguir nessa linha OK. Então vamos montar o elenco que vai ser Bi-Campeão da Libertadores, "Parceira, me traga todas as revelações do Brasileiro" "MAS É CLARO" diz ela pois revelaçao = Dinheiro certo. já temos um ponto ai, mas cade o jogador experiente??? o cara que cadencia, o cara com EXPERIÊNCIA (trouxeram 1 o Edmilson) mas não é só de mulecada que se vive.... Bom vamos vender nosso melhor jogador porque tem uma proposta boa... ai vendem o Valdivia e o Henrique, pra mim peças chaves pra conquista do Bi-campeonato, não conseguem manter o Kleber que virou ídolo. Me arrisco a dizer que se o Palmeiras tivesse mantido esses 3 jogadores, Kleber, Valdivia e Henrique, trouxesse 3 jogadores experientes por exemplo: Roberto Carlos, Juninho Pernambucano e o prórpio Edmilson que veio, trouxesse um lateral direito bom usemos o no exemplo Figueroa teriamos ganho essa Libertadores com um pé nas costas. É só analisar
Marcos. Figueroa, Edmilson Henrique e Roberto Carlos. Pierre, Juninho Pernambucano, Diego Souza e Valdivia. Kleber e Keirrison.
Bruno, Mauricio Ramos, Armero, Souza, Cleiton Xavier e Willians.
Ou seja pra mim esse é o ponto crucial PLANEJAMENTO, foram trazidos jogadores bons mas sem experiencia, jogadores empenhados mas ruins, o time base do ano passado inteiro desmontado, uma parceira que não pensou no futuro mas pensou no agora. Alie isso ao fato de não prevenção de arbitros inexperientes em jogos crucias. Temos Erros, Conivência, Arrogância, Exigências que culminaram a eliminação na Libertadores mais baba dos últimos anos.

TORCIDA - Esse talvez seja o ponto que possa gerar mais discussão, porque fala da paixão, do direito de torcer e da forma de torcer, então não vou levantar mérito de quem é certo ou errado, de quem xinga, de quem apóia, mas eu vou falar da união. E isso não temos! Não existe torcida no Mundo mais desunida que a do Palmeiras, parece que existem 5 torcidas dentro do Palestra, e me dói muito falar disso, porque eu sei que é a torcida mais apaixonada e mais vibrante do Mundo!!! Vou enumerar setores por letras porque pra bom entendedor meia palavra basta.
Tem o pessoal da N que só sabe cornetar e achar que é dono da verdade;
tem o pessoal do V que paga caro mas não vibra e fica no meio do campo setor nobre;
tem o pessoal da T que fica quieto quando o pessoal da M canta porque eles não se gostam;
tem o pessoal da M que fica quieto quando o pessoal da T canta porque eles não se gostam;
tem o pessoal C que vai ao estádio e não sabe qual dos acima acompanhar.
Onde quero chegar com isso. Acho que é hora de uma UNIÃO entra M e T afinal cansou essa briguinha. Não importa qual das 2 é maior ou mais importante, Nós sabemos da Importância que vocês fazem no Palestra!!! E o quanto vocês 2 são grandes!!! MAS CHEGA!!! Vamos cantar alto PALMEIRAS. AGORA É HORA É DO NÓS!!! E NÓS SOMOS PALESTRA, SOMOS PALMEIRAS!!!
Quero ilustrar essa parte com um video que peguei num outro blog do meu amigo Conrado (
www.parmerista.blogspot.com) nesse video ilustra 2 torcidas do Panathinaikos da Grécia a G13 e a Green Ranger. Olhem o trabalho em conjunto de 2 grandes torcidas do mesmo time, particularmente quando passa o segundo minuto de video é de arrepiar.
Quanto ao pessoal do N, poxa para de cornetar um pouco e vamos apoiar....
Ao pessoal do V apoiar mais, afinal voces estao no setor nobre do estadio o meio do campo... é hora da pressão...
ao pessoal do C que me incluo nesse grupo acho que não ha o que fazer a não ser pregar a união e é o que estou tentando fazer.
Finalizo com 3 textos mas que explica nosso sentimento
o primeiro de um Palmeirense Lucas Piccolo após o jogo do Nacional no Uruguai

"Você me faz sofrer, como inúmeras vezes. Mas Palmeiras o quão feliz você me faz com tão pouco. Se no momento da vitória eu bato no peito e digo que te amo, no momento da derrota faço o mesmo. Te amo Palmeiras. Escolho sofrer de vez em quando a deixar de te amar sempre. Essa eliminação não foi de longe o momento mais crítico com você. Nem chorei, apenas senti a tristeza me entorpecer, Não por mim mas por você! Eu te amo por não saber fazer outra coisa além de te amar e sofro por não agüentar te ver no chão, e aos 45 do segundo tempo mesmo sabendo que você seria eliminado, meus olhos ainda brilhavam porque era você em campo. Ingenuidade ter esperança a essa altura, Mas tive não me arrependo, não me envergonho SOU PALMEIRAS"
"Explicar a emoção de ser palmeirense, a um palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense... É simplesmente impossível!". Joelmir Betting
"Ser Palmeirense...
Uma paixão que extrapola os limites da razão.
Que nos faz rir e nos faz chorar.
Que nos leva a ter emoção e nos faz em Verde e Branco
Ser Palmeirense não significa apenas gostar de um time...
É ter uma familia com mais de 15 milhões de irmãos.
É não se importar com a inveja da imprensa,é não precisar se intitular torcedor, isso é para os outros, somos PALMEIRENSES e isso basta!
É ter DIVINO, Animal cada qual a sua época.
É saber que CAMPEÃO veste Verde e Branco.
É saber perder e ter certeza que isso apenas engrandece mais as conquistas.
É saber que o doce nunca é tão doce sem o amargo.É saber que nada é melhor que vestir o manto sagrado esmeraldino. Ele IMPÕE RESPEITO."
CHEGOU A HORA DE NOS UNIRMOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário