domingo, 20 de setembro de 2009

Imparcialidade

Qual a função da imprensa/jornalismo e de um jornalista?

Segundo o site Wikipedia (maior enciclopédia On-line do Mundo) o termo imprensa é definido da seguinte maneira:

Quando digitamos a palavra Imprensa obtemos este texto:

"Imprensa é a designação coletiva dos veículos de comunicação que exercem o Jornalismo e outras funções de comunicação informativaem contraste com a comunicação puramente propagandística ou de entretenimento."

Atente-se a este detalhe pois é muito importante, ao descer um pouco mais a página do Wikipedia temos a seguinte nota:

"A Imprensa Capitalista e a Industrialização

Nos séculos XVIII e XIX, os líderes políticos tomaram consciência do grande poder que os jornais poderiam ter para influenciar a população e proliferaram os jornais de facções e partidos políticos. O The Times, de Londres, começa a circular em 1785, com o nome de The Daily Universal Register. Seria rebatizado para The Times três anos depois.

No século XIX, os empresários descobriram o potencial comercial do jornalismo como negócio lucrativo e surgiram as primeiras publicações parecidas com os diários atuais. Nos Estados Unidos, Joseph Pulitzer e William Randolph Hearst criaram grandes jornais destinados à venda em massa. Em 1833, foi fundado o New York Sun, primeiro jornal “popular”, vendido a um centavo de dólar. Já The Guardian, um dos jornais mais vendidos do Reino Unido até hoje, surge em 1821."


Agora sabendo da definição de imprensa digitei Jornalismo:

"Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação."

Vamos então descobrir o profissional o Jornalista:

"Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websites, weblogs, assessorias de imprensa, entre muitos outros."

Más você amogo já sabendo de tudo isso deve se perguntar então o que faz um jornalista?

Antes de mais nada ele deve saber qualificar uma noticia para isso deve:

"Quatro fatores principais influenciam na qualidade da notícia:

Novidade: a notícia deve conter informações novas, e não repetir as já conhecidas
Proximidade: quanto mais próximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notícia gera, porque implica mais diretamente na vida do leitor
Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público
Relevância: notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa. Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente não interessam ao público"

Ok após qualificar então ele segue para reportagem.

"A atividade primária do Jornalismo é a observação e descrição de eventos, conhecida como reportagem

"O quê" - o fato ocorrido
"Quem" - o personagem envolvido
"Onde" - o local do fato
"Quando" - o momento do fato
"Por quê" - a causa do fato
"Como" - o modo como o fato ocorreu
A essência do Jornalismo, entretanto, é a seleção e organização das informações no produto final (jornal, revista, programa de TV etc.), chamada de edição.

O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.

A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final.
A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.
A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema).
A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento."


Perfeito agora entendemos o que é imprensa e jornalismo, e as funções de um jornalista. Agora se perguntem porque há tanta imparcialidade nas noticias? A resposta está neste post lá em cima:

"líderes políticos tomaram consciência do grande poder que os jornais poderiam ter para influenciar a população"

Pois bem o lema é influenciar a população de acordo com os interesses e assim foi criada a Gerra de Mídia onde existe imparcialidade nos fatos com objetivo de supervalorizar um lado e afetar o outro.
Pois bem a Guerra da Mídia Bambi começou e tende só a piorar nos próximos dias.

Conforme publicado e antecipado por meu amigo Raphael do Cruz de Savóia a imprensa tende a atacar tudo no Palmeiras nos próximos dias.

No post "Quem bate na mesma tecla?" Raphael mostra as manchetes e as diferenças do tramento da imprensa com Palmeiras e SPFW.

Realmente é revoltante eu sei, mas esta manhã de domingo algo me deixou mais bravo ainda!

Estava lendo o caderno de esportes da Folha de São Paulo de domingo dia 20 de Setembro (caderno de esportes página D2) e eles tem umas curtinhas chamadas de Painel FC no canto esquerdo da página. Segue imagem:




(Caso não consiga visualizar direito segure a tecla "CTRL" e pressione a tecla "+" em seu teclado)

Reprodução das curtinhas:

"A casa caiu
A situação do Palmeiras já articula com conselheiros uma nova assembleia para alterar a construtora no projeto da nova arena do clube. Argumentam que a WTorre não apresentou nem apresentará as garantias financeiras para o negócio, além de um seguro. Causa desconforto também o fato de a prefeitura não ter aprovado ainda o projeto. Mesmo que a WTorre seja afastada, a avaliação entre cartolas é a de que será difícil aprovar um novo parceiro para a obra depois de a oposição ter reclamado de acerto precipitado.

Insensível. Dirigentes do clube avaliam que a aprovação da planta da arena na prefeitura será difícil, principalmente se a vice-prefeita, Alda Marco Antonio, assumir o cargo de Gilberto Kassab em 2010. Ela está revoltada por achar que foi maltratada no banquete do clube.

Salve-se. Roberto Frizzo, da comissão formada para analisar o projeto da arena, foi aconselhado por pessoas próximas a deixar o cargo. Do contrário, disseram, corre o risco de se queimar.

Plástica. A diretoria do São Paulo acertou contrato parcelado com o escritório de arquitetura alemão GMP para o novo Morumbi. Até agora foram dois projetos, o do entorno do estádio e o da cobertura, já apresentados à Fifa. Falta ainda o da parte interna.

Sem desculpa. Os são- -paulinos dizem que a empresa está seguindo o padrão adotado no projeto usado no Estádio Olímpico de Berlim, palco da final da Copa do Mundo de 2006 e também antigo, assim como a arena do tricolor."


Quer dizer eles criticam duramente nosso projeto JÁ APROVADO DE ARENA e dizem que nossa arena não irá sair e colocam a dos Bambis em um patamar acima.

E amigo leitor, só tende a piorar isso nos próximos dias!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário