domingo, 20 de setembro de 2009

DIA DO PALMEIRAS!!!



Em 20 de setembro de 1942 O Palestra fez sua primeira partida como Sociedade Esportiva Palmeiras, há exatos 67 anos. Naquele dia O Palestra "morreu" líder e o Palmeiras "nasceu" CAMPEÃO.




Texto de Miro de Moraes, grande historiador do Palestra e do Palmeiras

"Qual não é a alegria, satisfação, e por que não dizer o orgulho e honra, quando os pais escolhem para seu amado filho o nome deste. Nome, que o pequeno recém-nascido levará para o resto da vida. Portanto, não fora diferente quando naquele distante ano de 1914, aqueles jovens e entusiastas italianos, escolheram o nome do recém fundado clube. Idealizado pelo inesquecível Luiz Cervo, a denominação, por ele sugerida. e aprovada por todos os presentes na histórica reunião, acabou sendo PALESTRA ITÁLIA.

Não poderia ser diferente, haja vista que o clube nascera no seio e para representar a maior colônia existente em São Paulo: A colônia italiana! Por ser de origem grega, o nome Palestra, poderia ter sido adotado por qualquer outra etnia existente em São Paulo naqueles idos. Mas felizes foram na escolha ao colocarem a palavra ITÁLIA a frente do nome PALESTRA, conquistando com isso uma verdadeira marca, uma legenda, uma denominação forte que iria criar uma grande identificação da imensa colônia italiana, não só em São Paulo, mas em todo estado e território nacional.

Embora provenientes de várias regiões da península, os diferentes tipos de italianos, passaram a denominar-se com imenso orgulho, de palestrinos, sinônimo dos apaixonados e fanáticos seguidores do querido Palestra Itália. Onde quer que a Palestra (isso, mesmo, no feminino, como era inicialmente chamado) jogasse, legiões de torcedores se faziam presente nas praças esportivas. Tudo isso fez com que os organizadores, seja de um campeonato, torneio ou qualquer competição que a Palestra se fizesse representar, tivessem que repensam tudo. Pois, já não era possível acomodar aquela verdadeira massa torcedora.

Portanto notem como o nome escolhido alcançou êxito, o que a Itália com suas diferenças étnicas não conseguira, em unir todos italianos embaixo de uma mesma bandeira. A gloriosa bandeira do querido PALESTRA ITÁLIA. Infelizmente, toda esta paixão em torno de um clube, iria despertar inveja, ira e perseguições injustas.

E foi assim que chegamos ao ano de 1942, momento este que o mundo estava, novamente, mergulhado em um conflito bélico: A Segunda Guerra Mundial. Aproveitando-se da instabilidade política em que o mundo se encontrava, alguns covardes e inescrupulosos quiseram aproveitar do momento, e se apoderar daquilo que não possuíam, ou seja, o patrimônio da gente palestrina.

Perseguições injustas foram direcionadas ao velho Palestra Itália, obrigando-nos a mudar a nossa denominação, com o risco de perdemos tudo aquilo que havíamos conquistado com muito trabalho. Tudo porque, diziam, o nome Palestra nos associava com a Itália, que naquele momento do conflito mundial, era um país pertencente ao eixo nazi-fascista, visto como o eixo do mal.

Chegamos, portando no dia 14 de Setembro de 1942. Dia que ficaria pra sempre marcado na vida de toda a nação palestrina-palmeirense, como um dia por demais triste e funesto. Nesta data, eu pergunto: Celebra-se? Comemora-se? Não! Apenas lembra do dia em que tivemos que trocar o nome do velho e querido Palestra Itália. Havíamos 6 meses antes, tentado não alterar o nome Palestra, substituindo somente o nome ITÁLIA, para “de São Paulo”. Mas, nem isso, embora Palestra, como já citamos, é de origem grega, cessaram as perseguições.

Portanto, não havendo outra saída, reuniram-se dirigentes palestrinos naquela triste noite. E após deliberarem sobre qual nome a se escolher, por sugestão de um dos dirigentes presentes, Mário Minervino, definiu-se por PALMEIRAS. Antigo e extinto clube, que quando em atividade, sempre se comportara de forma leal para com o querido Palestra Itália. Para tristeza de todos, mas alivio também (pois, continuaríamos a nossa vitoriosa existência), desaparecia (nominalmente) o velho e amado Palestra Itália, e surgia a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Dois fatos marcantes merecem registro: Primeiro, os jogadores estavam em uma chácara, concentrados para o jogo histórico do dia 20 de Setembro. E ao chegar a notícia que o nome Palestra Itália não mais existia, a maioria dos atletas choraram, um deles, Oberdan Catani. Todos juraram que a vingança, viria no próximo domingo. Até porque, do outro lado, estava, um dos que mais perseguiram o amado Palestra.

E outro fato interessante, ocorreu em um leito de hospital. Estava ali acamado e enfermo, um dos maiores homens que o Palestra Itália reunira desde sua fundação: Enrico de Martino ( O inolvidável). Este, criara uma célebre frase, que dizia: “Os Homens passam… o Palestra continua!”. Quando indagado, como ficaria sua frase, agora que o nome Palestra não mais existia, pensou, pensou e disse:

“Os homens passam… O PALESTRA continua… no PALMEIRAS”."

Os bambis tentaram de tudo para acabar conosco, tentaram roubar nosso estádio, nos chamaram de facistas, nos fizeram mudar de nome, 2x, pregaram o ódio do povo contra agente, porém nosso amor era maior e com a força e a honra que eles nunca vão ter, soubemos como nos defender e na hora do vamos ver, aquelas putas falidas fugiram do Pacaembu!

Somos Grandes, somos fortes, somos uma família com mais de 15.000.000 de irmãos.

E como diria meu amigo Raphael do Cruz de Savóia no texto "Meu ódio será tua herança"

"A partir dali nos tornamos ainda maiores. Molti nemice, molto onore. O Time do Século. Pra você poder enfiar no cu aqueles jipes toyotas. Pra você sobrou um bêbado, um anão, a casca inóspita de um anti-estádio e a fama de ser puta.

Por isso estou aqui. É ódio. E este ódio será tua herança."


PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ!

PARABÉNS PALESTRA!!!
PARABÉNS PALMEIRAS!!!
PARABÉNS PARA NÓS TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário